Filarmónicas à Conversa – Alvorninha e Maestro

19 a 21 de julho 2024

Filarmónicas às conversa - Sociedade Filarmónica de Alvorninha e Maestro software

domingo 21 às 16h00, Auditório do Centro Social da Ermegeira

Uma boa conversa sobre bos práticas de funcionamento, organização e direção de uma associação filarmónica com banda, escola em crescimento e muito mais!

Conheceremos o caso da Sociedade Filarmónia de Alvorninha, Caldas da Rainha, e um pouco da ferramenta de trabalho que utillizam - a plataforma Maestro - pela apresentação com o seu criador, Amadeu Palhares.

Ao partilharmos o nosso modo de operar no dia a dia, podemos aprender e melhorar juntos!

Para terminar, teremos uma apresentação da Classe de Conjunto da SFA.

Ao longo dos 103 anos de existência da Sociedade Filarmónica de Alvorninha (SFA), o ensino da música sempre foi algo inerente a esta instituição. Nos primeiros anos essa transmissão de conhecimento era realizada pelo Maestro da Banda, que ensinava aos alunos e futuros músicos os conteúdos inerentes à formação musical bem como a prática de instrumento. Os músicos que possuíam um maior conhecimento sobre a arte de tocar um instrumento também ensinavam nas suas casas aos músicos mais novos. A aprendizagem da música era assim feita entre pares de uma forma informal. Em 2001 a SFA define uma estrutura mais formal para a Escola de Música, passando a haver aulas de solfejo para os iniciantes e aulas de instrumento para os alunos que já possuíam algum conhecimento de formação musical. Tendo em conta a forte aposta na Escola de Música no decorrer dos últimos anos, esta valência tem crescido e evoluído, integrando atualmente já cerca de 65 alunos e 11 professores que lecionam as disciplinas de Iniciação Musical, Formação Musical, Classe de Conjunto e Instrumento (Flauta ransversal, Oboé, Clarinete, Fagote, Saxofone, trompete, Trompa, Trombone, ufónio/Bombardino, Tuba e Percussão).
A MISSÃO da escola de música da SFA é contribuir para a formação de crianças, jovens e adultos (dos 3 aos 103 anos), na área da música, adaptando a sua aprendizagem ao ritmo de cada aluno.
A VISÃO deste projeto é ser uma referência no desenvolvimento de estratégias e atividades que estimulam o interesse e o gosto pela música de uma forma lúdica e criativa, respeitando o percurso de cada aluno.
Os VALORES são o respeito, amizade, rigor, honestidade, autonomia, criatividade, paixão, espirito de equipa, perseverança, empenho, dedicação, espirito de entre-ajuda e colaboração.
O Projecto Escola de Música assenta assim em três pilares principais: Arte, Comunidade e Sustentabilidade. A Arte é a base deste trabalho onde pretendemos cruzar diferentes artes, como a dança, a expressão dramática, canto, artes plásticas, literatura, entre outras. Desta forma proporcionamos aos nossos alunos um outro olhar sobre outras expressões artísticas e como estas se relacionam com a música. A Comunidade é para nós essencial para o desenvolvimento deste projeto, na medida em que as parcerias já estabelecidas com diferentes instituições, associações e artistas do nosso território, permitem realizar um trabalho de maior proximidade com as pessoas. A nossa escola de música pretende chegar a todos aqueles que tenham interesse ou curiosidade em aprender música, esta arte tão presente nas nossas vidas e que proporciona um conjunto de diferentes sensações, emoções e sentimentos.

Quando falamos em sustentabilidade associamos de imediato aos problemas ambientais que o planeta atravessa e a necessidade urgente em travar este flagelo. E porque não usar as Artes, em concreto a Música, como forma de consciencializar as pessoas para estes problemas? Existem já algumas bandas conhecidas que usam como instrumentos musicais o lixo, que readaptam usando a criatividade. São também promovidos cada vez mais concertos solidários que pretendem contribuir para causas tão importantes como a erradicação da fome, da pobreza entre muitos outros objetivos definidos na agenda 2030 pelas Nações Unidas. A música pode assim contribuir para um mundo mais sustentável de diferentes formas, com o desenvolvimento de diversas atividades. Queremos assim que a escola de música contribua desde cedo, tendo em conta a faixa etário do seu público, para a tomada de consciência dos problemas que nos afetam a todos e de que forma as Artes podem contribuir para reverter as consequências devastadores das ações do Homem no planeta. A Classe de Conjunto da SFA fez a sua primeira apresentação pública em junho de 2023. É composta por alunos que se encontram numa fase de transição entre a iniciação do instrumento e a sua integração na Banda, independentemente da sua idade. Atualmente é composta por cerca de 20 alunos, 5 dos quais são provenientes da turma de adultos.
A Direção Musical da Classe de Conjunto está a cargo da Professora Laura Santos.

+ em www.sfalvorninha.pt

Siga a Sociedade Filarmónica de Alvorninha:

A Maestro foi desenvolvida pela MUSa Software, uma empresa dedicada ao desenvolvimento de software na área do ensino artístico. Com uma envolvência de mais de duas décadas neste sector e há vários anos líder de mercado nas associações culturais e recreativas, academias e conservatórios de música e dança de todo o país. Em 2021 resolvemos lançar a Maestro – Plataforma de Gestão de Bandas Filarmónicas, Orquestras Sinfónicas ou Associações. O grande objetivo deste serviço é SIMPLIFICAR e OTIMIZAR as tarefas do seu dia-a-dia de forma a que possa ganhar tempo para o mais importante: a Música. Neste momento, mais de 180 Bandas Filarmónicas e Associações já usam a Maestro.

+ em: www.maestrobymusa.com

Siga a Maestro: