bci

19 a 21 de julho 2024

A Harmónica na Banda

sábado 20 às 21h30, Palco Anfiteatro

Trazer uma harmónica como solista para uma filarmónica não é propriamente muito comum, embora a Banda Comércio e Indústria de Caldas da Rainha já há alguns anos o tenha feito com Raúl Mendes, conceituado harmonicista do nosso concelho.
A sua sonoridade brilhante e as capacidades quase imprevisíveis deste pequeno instrumento, aliadas ao virtuosismo do solista convidado, são surpreendentes e as opções de repertório tornam-se quase infindáveis.
Nas diferentes áreas da música, desde a dita música clássica até à música de caráter mais comercial, podemos encontrar peças onde sobressai o som deste fantástico instrumento.
Isso permite a interpretação de um repertório eclético que aborda diferentes estilos, sonoridades, épocas e ritmos, prevendo-se um concerto inédito e contagiante.
No programa encontramos referência a vários intérpretes e compositores históricos deste instrumento, com destaque para os grandes Tommy Reilly, "Toots" Thielemans e Stevie Wonder.
O concerto terá ainda a cantora convidada Matilde Vitorino, estudante de canto jazz no Conservatório de Coimbra, para recriar conjuntamente com o harmonicista a célebre canção Chega de Saudade, recordando a famosa gravação do "Toots" Thielemans.

Gonçalo Sousa é um músico e compositor que elegeu como veículo de sua expressão musical a harmónica cromática. Iniciou os estudos musicais no Centro Musical de Cascais estudando guitarra clássica e formação musical.
Entre 2002 e 2007 frequentou a Escola de Jazz Luís Villas-Boas Hot Clube de Portugal onde  estudou guitarra e piano jazz, e paralelamente guitarra portuguesa na Escola do Museu do Fado. Em 2018 licenciou-se em Música – variante jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa, sendo a harmónica o instrumento principal. Encontra-se, de momento, a frequentar o Mestrado em Ensino da Música também na Escola Superior de Música de Lisboa.
Nos últimos três anos gravou cinco discos como líder: em 2019 com o seu quinteto de jazz “Nova Construção” – (apoio Antena 2); em 2020 com o pianista e compositor Carlos Garcia gravou o disco em duo piano e harmónica “Monks na Meia Praia”, em 2021 “Ecos de Zeca” (em homenagem a Zeca Afonso) e em 2024 “Sicilienne”; em 2022 gravou ao vivo no Hot Clube de Portugal o disco “Gonçalo Sousa Quarteto – Um Sorriso para o Toots” (homenagem a Toots Thielemans pelo seu centenário) para a label Hot Clube.
Tem participado em diversos festivais e nos principais palcos da cena jazz em Portugal, assim como em álbuns que vão desde o jazz, ao fado, à música cabo verdiana, ao pop ou worldmusic, tendo actuado em França, Brasil, Argentina, Chile, Espanha e Cabo Verde.
Realizou duas residências artísticas, em Cabo Verde em 2018 “Residência Artística-Sons da Lusofonia” e em 2019 nos Açores na Ilha de Santa Maria “Anticlone”.
Lidera o Gonçalo Sousa Quinteto “Nova Construção”; o quarteto de homenagem a Toots Thielemans – Gonçalo Sousa “Um Sorriso para o Toots”; co-lidera os projectos “Monks na Meia Praia” duo com o pianista e compositor Carlos Garcia; o projecto “A harmónica erudita” – música erudita com a pianista   Joana Figueiredo Barata; “Pela Rua Fora” com o guitarrista Cláudio Alves e percussionista argentino Sebastian  Scheriff; “Passeando em tom Jobim” com o guitarrista de 7 cordas brasileiro Gabriel Selvage.
Tem se apresentado também como solista (repertório erudito escrito para orquestra) com a Orquestra Filarmonia  das Beiras e em 2024 tem na agenda concertos com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO), Sinfonietta de Braga e Orquestra Sinfónica do Algarve.
É membro do quinteto de latin jazz de Maria Anadon; de Susana Travassos Trio, do grupo de cante/fado Luís Trigacheiro, do  quinteto de jazz de Francisco Costa Reis e do quinteto de jazz de Nanã Sousa Dias.Tem tocado e gravado com vários artistas do rock, pop, fado, música brasileira e africana, tais como Rui Veloso, Marco Rodrigues, Valéria Carvalho, Ala dos Namorados, Luís Trigacheiro, Susana Travassos, Marco Oliveira, Tatanka, Jon Luz, Tabanka Djazz, Don Kikas, Danny Silva ou Eduardo Paim.

Banda Comércio e Indústria das Caldas da Rainha

Foi fundada em 1947 por iniciativa de alguns comerciantes e industriais da cidade com o apoio das entidades locais e do maestro da, então extinta, Banda do Regimento de Infantaria 5, Capitão Armando Escoto, que foi o seu primeiro director artístico.
Parou a sua actividade por falta de músicos em 1973, causada pela Guerra Colonial.
Foi em 1975 que um grupo de jovens decidiu contactar com antigos músicos e directores da banda formando uma “comissão dinamizadora” que foi a responsável pela sua reactivação em 1976.
Dos vários maestros que a dirigiram, destaca-se o trabalho de Luís Rego, Álvaro Reis, João Menezes e João Paulo Fernandes.
É dirigida pelo maestro Adelino Mota, desde Outubro de 2008, tendo ganho uma nova dinâmica e um grande aumento de elementos, que tem permitido realizar várias actividades, incluindo a gravação de 2 CD’s.
Destacam-se os concertos de Ano Novo, no grande auditório do CCC (Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha), para os quais já convidou Solistas de renome nacional e internacional, Maestros, Grupos Corais e em 2015 um concerto dirigido por Jacob de Haan, apenas com música sua e a estreia da obra “Caldas da Rainha” que este compositor/maestro escreveu dedicada a esta banda e à cidade.

Maestro Adelino Mota

Estudou no Conservatório de Música de Coimbra no Curso de Flauta Transversal.
Ao longo da sua actividade musical fundou, o Conservatório de Música de Caldas da Rainha, a Big Band do Município da Nazaré e o Lusitanus Ensemble.
Foi: professor convidado dos Cursos Regionais para Regentes de Bandas, organizados pelo INATEL; assistente do Maestro Robert Houlihan nos cursos que este tem feito em Portugal; Director Artístico e Maestro Titular da Orquestra de Sopros do Oeste e da FIJUNA (Filarmónica Juvenil do Norte Alentejano) em Portalegre; fez parte da Direcção Artística da Big Band Nacional da Juventude e dirigiu a Big Band de Alunos do Hot Clube.
Actualmente exerce as funções de: Maestro titular do Lusitanus Ensemble; Director da Editora de Partituras “Lusitanus Edições”; Director Artístico do Festival de Jazz de Valado dos Frades; Coordenador e Maestro da Big Band Município da Nazaré e da Orquestra Juvenil de Valado dos Frades e Maestro da Banda Comércio e Indústria de Caldas da Rainha.